#Respeito: Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

#Respeito: Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

 

Criado pela Organização das Nações Unidas – ONU, o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial é uma homenagem ao dia 21 de março de 1960, quando aconteceu o Massacre de Sharpeville, na cidade de Joanesburgo, na África do Sul.

Além dessa lembrança, é importante ressaltar a necessidade de garantir o respeito e a diversidade étnica e racial não somente nas relações institucionais, mas na vida, inclusive online.

Já é comprovado que um ambiente corporativo que considera as diferenças, reduz conflitos e aumenta o engajamento dos colaboradores. Uma pesquisa da Harvard Business, por exemplo, mostra que essa redução de confrontos acontece em até 50% quando comparada às organizações que não investem em diversidade. E também, foi possível constatar que os funcionários são 17% mais engajados e dispostos a irem além das suas responsabilidades quando as diferenças são respeitadas.

Apesar de mais de 130 anos de abolição da escravatura no Brasil e, hoje, os negros representarem 54% da população, a luta pela igualdade continua. De acordo com os dados do Instituto Ethos e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), somente 4,7% ocupam posições de liderança nas empresas.

É responsabilidade de todos nós combater o racismo, debater sobre o assunto e criar um novo ambiente onde cada um se sinta à vontade de ser quem é para trabalhar, descansar, se divertir. Todo mundo merece #RESPEITO.

 

Para Lembrar
No Massacre de Sharpeville, aproximadamente vinte mil pessoas protestavam contra a “Lei do Passe”, que obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade. No entanto, mesmo sendo uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos.