Será que o Home Office termina junto com a quarentena?

Será que o Home Office termina junto com a quarentena?

 

Continuando a nossa conversa sobre trabalho remoto nas empresas (clique aqui e confira o primeiro artigo sobre o tema), que tem sido muito revisitada em tempos de pandemia mundial, já podemos afirmar que essa modalidade veio para ficar.

 

Respeitando uma tendência para o futuro, o home office é resultado de inovações tecnológicas, que têm contribuído para o surgimento de novas formas de trabalho. O ambiente desafiador e novo sobre o qual os negócios atuais estão se estabelecendo e, ainda, uma nova dinâmica de relacionamentos pessoais e sociais demandam um diferencial realizado fora das dependências formais da organização. Trabalhar remotamente sempre foi um sonho para muitos trabalhadores e, agora, com o isolamento social, é uma realidade em muitas empresas. O chamado home office traz vários benefícios não só para o funcionário, mas igualmente para a instituição.

Para a empresa, a principal vantagem desse modelo de trabalho está no ganho gerado pela performance do colaborador. À medida que o equilíbrio entre a jornada profissional e pessoal fica mais evidente, há um reflexo positivo no estado motivacional do funcionário.Além disso, existe a redução de custo com a infraestrutura do escritório e com despesas de deslocamento do trabalhador. Trata-se de um ponto estratégico para os dias que correm.

É tendência de mercado a adoção cada vez maior do regime remoto ou híbrido, assumindo a opção voluntária de adesão no decorrer do tempo. O ideal é que a empresa que queira adotar esse modelo de modo recorrente vá aplicando políticas de descentralização de atividades, usando ainda mais ferramentas digitais para colaborar nas tarefas geridas à distância. Desta forma, estará atuando em benefício de uma cultura com foco nas pessoas e no que a qualidade de vida representa para o seu ativo maior: os funcionários.

 

Como já é de conhecimento, antes mesmo do Covid-19, a ABRAREC já contava com a colaboração de profissionais e parceiros remotos para impulsionar as suas atividades. Desta forma, podemos afirmar que é necessário um aprendizado diário, mas todos saem ganhando. Esta modalidade de trabalho que antes parecia temporária, agora já faz parte do nosso novo normal. Assim, podemos afirmar que é necessário um aprendizado diário, mas é algo que todos saem ganhando.

 

Renato Cuenca, professor dos Cursos de Gestão da PUC-Rio e ABRAREC.