CAPACITAÇÃO EM RELAÇÕES DE CONSUMO, COMPLIANCE E JORNADA DO CONSUMIDOR

Objetivo

Realizar capacitação técnico/jurídico com didática pautada em prática de relacionamento com ODC’s, focado em “direito para não advogados”, com base da Lei 8078/90, programas de Integridade (Compliance) e Políticas de Relacionamento com Clientes, para promoção de sistemas de MCQ, apresentação de sistemas de Melhoria em formato de Workshop e sensibilização para a filosofia de uma Cultura de Servir.

FORMATO: ONLINE (VIA ZOOM – SYMPLA STREAMING)
DATA: 05, 06 e 07 de Junho
HORÁRIO: 19h00 às 22h00
DURAÇÃO: 09 horas

INVESTIMENTO
Associados: R$ 1.200,00
Não Associados: R$ 1.500,00
(com opção de parcelamento em até 12 vezes)

APRESENTAÇÃO

O conhecimento sobre questões básicas de defesa do consumidor e sua aplicação junto ao SNDC – Sistema Nacional de Defesa do Consumidor têm crescido na medida em que as interações comerciais se sofisticam.

Nesse cenário, a regulamentação prevista na Resolução 4.949/21, sua aplicação em conjunto com a Lei 8078/90 e sistemas de Compliance determinam o domínio das áreas de relacionamento e de Ouvidoria dos principais conceitos legais, conjugados com uma política de Gestão de Qualidade, com objetivo de auxiliar nos processos de gestão e controles internos, sobretudo para evitar reclamações, multas, prejuízo à imagem e diminuição de reclamações em Rankings aliada a necessidade de construção de uma filosofia da cultura de Integridade, na interface operacional x comercial.

Didática e Metodologia

Aplicar-se-á uso de estudo de casos, vídeos e construção de práticas administrativo /jurídicas, considerando o ensino de Direito para não advogados. Após a apresentação dos casos, será solicitada a formulação de projetos a serem apresentados no treinamento, com vistas a sugestões de melhoria nos processos internos e sensibilização para carta de compromisso ligada a filosofia da cultura de servir, usando como referência os relatórios internos da Ouvidoria.

Material Didático

Será entregue exemplar por aluno do livro: Relacionamento com Clientes – Fundamentos e competências para conquista e fidelização de Clientes. (3ª edição) Editora Lumen Juris: 2023 no formato e-book (kindle).

Conteúdo Programático

1. A Lei 8078/90 – Código de Defesa do Consumidor
1.1. SNDC, estrutura dos Procons no Brasil e histórico das relações de consumo
1.2. Direitos e Deveres Básicos, Prazos e Proteção Contratual
1.3. Cláusulas Abusiva, Sanções e Decreto 10.887/21

2. Resolução 4.949/21 do BACEN e Relacionamento com Órgãos Reguladores/Fiscalizadores
2.1. Resolução 4.949/21, Processo Administrativo e Poder Judiciário
2.2. Noções básicas de negociação e tratamento junto aos órgãos reguladores e ODCs
2.3. Rankings de Reclamações: SNDC e PROCON

3. Impactos na Imagem Corporativa e Sistemas de MCQ
3.1. Estudo de caso das principais publicações e formas de atuação imprensa especializada
3.2. Relatório de Reclamações da Ouvidoria: estudo e análise de oportunidades
3.3. Como reduzir custos e aumentar a produtividade, com uso de MCQ e respeito ao CDC

4. Compliance e Cultura de Integridade
4.1. O que é Compliance e cultura de Integridade?
4.2. Ética da Convivência e a importância da vinculação com as Relações de Consumo
4.3. A postura necessária no tratamento de reclamações por um colaborador
4.4. Construção de Carta de Compromisso com a filosofia da Cultura por Integridade e Planos de Ação para MCQ para Relacionamento com Clientes

INVESTIMENTO:
Associados: R$ 1.200,00
Não Associados: R$ 1.500,00
(com opção de parcelamento em até 12 vezes)

 

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CERTIFICADO
Curso com Capacitação e Certificação pela ABRAREC e Bureau Sapientia.

É necessário concluir, ao menos, 75% do curso para receber o Certificado (será disponibilizado em até 10 dias).

Instrutor: Fábio Lopes Soares

Pós-doutor em Direito (ULISBOA), PhD – Business Administration pela Florida Christian University (EUA), MSc – Mestrado em Direito da Sociedade da Informação (FMU), MBA – Gestão Estratégica e Econômica de Negócios (FGV), Especialista em Negociações Econômicas Internacionais (UNESP/UNICAMP), BSc – Bacharel em Direito (FDSBC), advogado com OAB e contabilista (ETESP).
Participante efetivo da Comissão de Direito e Relações de Consumo da OAB SP, além de membro da BRASILCON, parecerista da CGU – Controladoria Geral da União e Head de Regulação e Educação Corporativa da ABRAREC.
Fundador e consultor da Bureau Sapientia, atuou por mais de 17 anos mercado financeiro como gestor e CFO a frente de processos gerenciais para Ouvidoria, Sistemas de Controle Operacionais e Relações de Consumo, Jurimetria e Compliance, assim como para o Governo Federal e Governo do Estado de São Paulo. Professor e Coordenador Acadêmico em cursos de extensão universitária, MBA e LLM na Escola de Administração e Escola de Direito da FGV.

SOBRE A BUREAU SAPIENTIA:

Somos uma empresa especializada em soluções de conhecimento para Jurimetria e Relações de Consumo (áreas de relacionamento e Ouvidorias), Gestão Estratégica de Negócios (com ênfase em Controladoria Avançada e Governança Corporativa) e Gestão de Serviços Jurídicos (escritórios e departamentos) pautada no tripé legalidade, cidadania e gestão. www.bureausapientia.com.br

SOBRE A ABRAREC:

Somos a mais representativa e importante associação de relacionamento entre empresas e clientes, com reconhecimento internacional. A ABRAREC forma uma rede global participativa e multissetorial que acredita em uma visão harmônica e sistêmica, com foco no estabelecimento de relações justas, zelando por um diálogo constante na construção de uma sociedade e um mercado mais saudáveis, justos, sustentáveis, com respeito, inclusão, solidariedade e eficiência para todos.  www.abrarec.com.br

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